203404293487296 Ciência traz Novidades sobre a Vida Ativa

© 2019 por Mônica Martins Nobrega - proibida a reprodução total ou parcial de todo o conteúdo deste site.

  • whatsapp_icon
  • gmail
  • facebook_icon
  • instagram-icone-novo_1057-2227
  • YouTube Social  Icon

Condomínio Infinity Prime Offices - Av. Anita Garibaldi, 850 / Sala 608, Torre C- Cabral, Curitiba / PR - 80540-400 - Whatsapp: 41 98531-7009

September 18, 2019

October 30, 2018

Please reload

Posts Recentes

Por que praticar Pilates?

May 17, 2019

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Ciência traz Novidades sobre a Vida Ativa

May 27, 2018

No dia 6 de abril comemorou-se o Dia Internacional da Atividade Física, evento criado para motivar as pessoas a aderirem a uma vida com mais atividade e menos sedentarismo. O tema desse ano é "Seja Ativo todo dia". Em diversos países as pessoas são convidadas a se mexerem, fazendo percursos a pé ou andando de bicicleta, subindo e descendo escadas e até cuidando do jardim, como forma de aumentar o nível de atividade diária para melhorar a saúde.

 

Você já se perguntou por que é tão difícil cumprir suas metas quando o assunto é se exercitar? Talvez na hora de traçar um plano para conseguir seus objetivos, você estabeleça metas difíceis para quem está começando.

 

Que o exercício faz bem para a saúde todo mundo sabe. A questão dos 30 minutos de atividade física moderada já foi amplamente divulgada .Mas as evidências científicas contribuem para derrubar mitos que podem estar impedindo você de se mexer mais.

 

A maioria das pessoas considera que só vai ganhar saúde, perder peso, melhorar a estética, etc, se fizer exercícios intensos por longos períodos diários. Só aí são duas barreiras: não querer "sofrer" na malhação e não ter tempo suficiente para frequentar uma academia.

 

Para um atleta ou alguém interessado em performance isso é verdadeiro. Mas um possível efeito dos treinamentos intensos é o enfraquecimento do sistema imunológico. Então a pessoa que é iniciante começa com muito gás e exagera no treino. Passado um tempo de exagero, ela pode ter como resultado uma forte gripe ou uma lesão, por exemplo, e acabar desistindo de treinar.

 

A boa notícia é que  a atividade física moderada e cumulativa promove a saúde sem os riscos do treinamento intenso e contínuo, tornando muito mais fácil para o indivíduo abandonar o sedentarismo. A ciência já provou que os 30 minutos de atividade física moderada podem ser cumulativos.  Ou seja, se você fracionar o tempo - por exemplo, 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde - os benefícios são os mesmos.

 

E pensando um pouco além, podemos perguntar: a atividade física tem efeito similar a remédio no corpo humano? O Dr. Victor Matsudo, fundador e diretor científico do CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) e coordenador geral do Programa Agita São Paulo, afirma que as evidências mostram que a atividade física tem um efeito tão ou mais poderoso do que os fármacos.

 

Em entrevista ao Professor de Fisiologia do Exercício Fábio Ceschini , o Dr. Victor citou uma pesquisa em que comparou-se três grupos de pessoas: o primeiro grupo tomou metaformina, um fármaco utilizado no tratamento do Diabetes tipo 2. O segundo grupo tomou placebo e o terceiro fez atividade física e dieta saudável. Após três anos de acompanhamento o resultado foi: o primeiro grupo reduziu em 35% o aparecimento de diabetes tipo 2. No entanto o terceiro grupo, que fez exercícios e cuidou da alimentação, conseguiu reduzir em torno de 70% o risco da doença!

 

O Dr. Victor Matsudo também citou outra pesquisa, demonstrando que a atividade física pode ser uma alternativa até mesmo às cirurgias. Dessa vez com pessoas submetidas à cirurgia cardíaca para colocação de stents. Confira a entrevista completa, motive-se e diga adeus ao sedentarismo!:

#pilates #fortalecermúsculos #ahú #cabral #juvevê #pilatescommonica  #amopilates #pilateslovers  #personalpilates #pilatescomamor #saúde #educacaofisica #pilateiros #pilateiras #bemestar #qualidadedevida #personaltrainer #condicionamentofisico

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga