203404293487296
top of page
Monica Nóbrega

PILATES: para relaxar ou condicionar?


Muitas pessoas acham que o Pilates é como uma fisioterapia ou aula de alongamento. Embora os movimentos possam ser utilizados para fins terapêuticos, o método é excelente para ser praticado para condicionamento físico, pois fortalece os músculos, alongando-os e tonificando-os, reeduca os movimentos e a postura e aprimora gestos esportivos.

Vamos conferir alguns detalhes e benefícios que alcançamos praticando Pilates?

O método possui como princípios a respiração, a concentração, o controle, a centralização, a precisão e a fluidez do movimento. É por isso que se diz que Pilates trabalha a mente e o corpo, com excelentes resultados para pessoas de todas as idades.

Exercício na Chair. Foto by Claudio Boczon

As possibilidades de movimentos são inúmeras, tanto no solo, quanto utilizando equipamentos e acessórios. Como os movimentos são globais, ou seja, envolvem um grande número de músculos na execução de cada exercício, o resultado é alcançado mais rapidamente. As aulas são dinâmicas e aliam os objetivos e necessidades do cliente, às suas habilidades - as que já possui e as que ele vai desenvolver.

Pense em seu treino de musculação, a sua prática no futebol, no tênis, na natação, no vôlei e em tantas outras modalidades. Quanto a musculatura das costas e dos abdominais é importante? Ela oferece suporte, tanto estabilizando o tronco em determinados momentos, para um arremesso, um chute, e para todos os movimentos que realizamos com os membros superiores e inferiores, como dando mobilidade, para um rolamento, um salto, etc.


Prof. Monica Nobrega realizando o movimento "Teaser". Foto by Claudio Boczon.

Praticar Pilates também melhora a saúde da coluna vertebral, sendo indicado para as escolioses, protusões, hérnias de disco e artroses, diástase abdominal, entre outras condições, aumentando a flexibilidade e fortalecendo os músculos. O alívio de dores crônicas é sempre relatado pelos praticantes dessa modalidade.

Veja outros benefícios:

– Melhora a circulação sanguínea, aumentando a disposição e diminuindo o stress e a ansiedade;

– Ajuda a manter a postura, torna a aparência mais elegante (afinando a silhueta) e melhora o funcionamento dos órgãos internos;

– Ameniza sintomas como enxaquecas e TPM, típicos da variação hormonal a que mulheres estão submetidas em diversas fases da vida. Além de ser eficiente no combate e no tratamento da incontinência urinária e da osteoporose;

- Melhora o desempenho sexual, através do fortalecimento do assoalho pélvico;

– Durante a gestação, o Pilates contribui para aliviar dores comuns desse período, prepara a gestante para o parto e torna a recuperação no pós-parto mais rápida. Em especial, pode auxiliar na prevenção e na recuperação de diástases abdominais.

Vale a pena experimentar o método. A execução correta dos movimentos, combinada com a técnica de respiração do Pilates é extremamente desafiadora!


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page