203404293487296 Exercícios para turbinar seu abdômen
top of page
  • Monica Nóbrega

Exercícios para turbinar seu abdômen


Olá, pessoal!

Preparei uma sequência de movimentos de Pilates para você turbinar seu treino e deixar o abdômen mais durinho. Não tem desculpa, dá para fazer em qualquer lugar! Siga as dicas:

1. Antes de iniciar um programa de exercícios, consulte um médico, realize o seu check up e certifique-se de que você está liberado para a prática, qualquer que seja;

2. Habitue-se em conservar o arco da sua coluna lombar, evitando grudá-la no chão toda vez que eleva a cabeça (quando trabalhamos a porção superior do reto abdominal e os oblíquos). Diversos estudos científicos comprovam que manter a pelve neutra colabora para músculos do tronco em equilíbrio, saúde da coluna vertebral, fortalecimento do assoalho pélvico, só para citar alguns benefícios.

3. Faça os movimentos devagar. Inspire parado (preparando-se), expire realizando o movimento e retorne inspirando. Mantenha o abdômen contraído!!! Não prenda a respiração, pois eleva a pressão intra-abdominal.

4. Nos movimentos em que as pernas ficam suspensas, se você é iniciante, comece com os dois pés apoiados no chão. Intermediários podem ir para o "double leg table top", ou posição da cadeirinha, como alguns conhecem, para progredir estendendo uma perna de cada vez e posteriormente, mais avançados, estendendo as duas pernas.

5. Faça cada exercício de 6 a 10 repetições. Nos execícios que alternam pernas, de 6 a 10 movimentos com cada perna, ou seja de 12 a 20 repetições.

6. Realize os exercícios em sequência, de 1 até 3 vezes, em dias alternados.

6. Se sentir dor, pare! O corpo é inteligente, tem algo que não está legal; ou você precisa organizar melhor a postura ou aplicar menos força... perceba se não está tensionando desnecessariamente alguma parte do corpo.

Foto 1 Hundred modificado

Exercício 1: The Hundred (modificado)

Deitado no solo, braços ao longo do corpo, joelhos flexionados, com os pés levemente afastados e alinhados com os joelhos: inspire parado e expire elevando a cabeça e desapoiando os braços do chão, direcione seu olhar para o abdômen, e retorne inspirando. Conte devagar até 4, enquanto eleva a cabeça. (Foto 1)

Foto 2: Para os avançados, estenda as duas pernas.

Para os mais avançados, podem estender as duas pernas com os pés unidos, ao elevar a cabeça, retornando os pés ao chão, junto com a cabeça e os braços. (Foto 2)

Foto 3: The Single Leg Stretch

Exercício 2: The Single Leg Stretch

Deitado no solo,na posição da foto: Mantendo a cabeça alta, alterne o movimento de braços e pernas, escolhendo um lado para inspirar e outro para expirar. Detalhe para movimentação dos braços, a mão toca o joelho oposto enquanto a outra, do mesmo lado da perna esticada, toca o tornozelo.

Rsrsrs... deu para entender? Pilates também trabalha a coordenação motora!

Exercício 3: The Criss Cross: Deitado no solo, cabeça alta e apoiada pelas mãos, posição da cadeirinha: Inspire preparando o movimento e expire, levando o cotovelo esquerdo no joelho direito, enquanto estende a perna direita e vice-versa. Procure inspirar na transição e expirar quando você está girado para o lado.

Foto 5: The Criss Cross
Foto 4: The Criss Cross

Exercício 4: The Double Leg Stretch

Deitado no solo, na posição da cadeirinha ou "Double Leg Table Top": cabeça alta, braços desapoiados do solo e ao longo do corpo. Inspire parado e expire levando braços para trás, ao lado das orelhas, ao mesmo tempo em que estende os joelhos. Retorne à posição inicial.

Foto 7: The Double Leg Stretch
Foto 6: THe Double Leg Stretch

Exercício 5: The Roll Back

Deitado no solo, pernas estendidas (avançados), posição da cadeirinha, iniciantes e intermediários: inspire preparando o movimento e expire elevando as pernas para cima e para trás. Pode deixar as pernas paralelas ao chão ou tocar os pés no chão (avançados). Mantenha o abdômen contraído e pressione as mãos e braços suavemente contra o chão. Inspire parado e expire, retornando à posição inicial.

Foto 8: The Roll Back avançados
Foto 9: The Roll Back avançados

SEJA FELIZ! PRATIQUE PILATES! UM BEIJO DA PROF. MONICA NÓBREGA!


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page