203404293487296 Saúde em tempos de Coronavírus!
top of page
  • Foto do escritorMonica Nobrega

Saúde em tempos de Coronavírus!

Atualizado: 15 de mar. de 2020

A conversa é uma só: sobre coronavírus, ou covid-19! Desde que o vírus aterrissou em solo brasileiro, está tirando a paz de muita gente. Então resolvi escrever esse post, para informar vocês e provocar uma reflexão.


Minha rotina de atendimentos inclui muitos idosos. Todos estão em boas ou ótimas condições de saúde e frequentam o studio com regularidade e quase devoção, para minha alegria! Hoje recebi a ligação de uma ex-aluna, uma senhora com mais de 80 anos que, após ter tido pneumonia, no ano passado - e agora totalmente curada - foi orientada pelo seu médico a retornar ao Pilates, mesmo em tempos de coronavírus, para fortalecer o sistema imunológico, a respiração e se condicionar fisicamente.


Outro fato que gostaria de divulgar é sobre o alemão Joseph Pilates e a gripe espanhola. O criador da Contrologia, conhecida hoje como Método Pilates, vivia na Inglaterra e foi preso em um campo de concentração em Lancaster, por ocasião da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Ocorre que ele foi designado para trabalhar na enfermaria desse campo e embora o vírus Influenza tenha se espalhado pelo mundo como pandemia e feito milhares de vítimas fatais, na ala da enfermaria em que ele trabalhava não houve mortes pela gripe. Por quê? Bem, além da atividade física que ele implementou aos acamados, havia a prática das regras de higiene que ele aprendeu trabalhando para um médico na Alemanha, quando era bem jovem.


E aí vem a questão: somos todos responsáveis!


No studio PIlates com Monica Nóbrega estamos lidando com o coronavírus seguindo as recomendações dos Ministérios da Saúde e da Educação:

- Todos os frequentadores do studio devem lavar as mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas ANTES da aula obrigatoriamente e sempre que necessário. O studio provê dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), e descarta o lixo produzido de forma adequada;


- As superfícies dos equipamentos e os acessórios existentes na sala de aula para a utilização dos alunos são limpos e desinfetados ANTES do início de cada atendimento e sempre que necessário. É utilizado detergente neutro, seguido de desinfecção (álcool 70%, ãgua sanitária e lisoform);


- O studio provê copos descartáveis e filtro para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;


- O ambiente do studio é mantido arejado por ventilação natural.


Conto com a colaboração e a responsabilidade de cada um, no sentido de informar viagens internacionais ou contatos com pessoas que retornaram desse tipo de viagem.


Oriento aqueles que apresentarem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.) que procurem por atendimento em serviço de saúde. Comunicarei às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19)


Aproveito para divulgar o aplicativo Coronavírus, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e disponível para IOS e Android e reproduzo abaixo um resumo das medidas tomadas no Condomínio Infinity Prime Offices, em que localiza-se o studio.


Juntos vamos vencer mais esse desafio!


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page