203404293487296 Planeje para entrar em forma no inverno
top of page
  • Monica Nóbrega

Planeje para entrar em forma no inverno


Você já deve ter ouvido que o inverno é a melhor época do ano para entrar em forma. Mas, como? A vontade de ficar embaixo das cobertas e ingerir alimentos mais calóricos ataca muita gente que não consegue driblar a preguiça e sair de casa para se mexer.

Quem frequenta academias ou mesmo se exercita nas ruas sabe que o fluxo de pessoas tende a diminuir nessa época, por conta do frio. Mas será ele mesmo o vilão? Ou a culpa é da falta de planejamento?

A verdade é que para conquistarmos algo precisamos ter uma meta, um caminho para seguir. Um corpo saudável e bonito também pede planejamento, além de bons hábitos e determinação. Portanto, você precisa de estratégia. Sem ela, fica impossível driblar a preguiça e melhorar seu condicionamento.

Quando eu voltei a participar de corridas de rua de 10km, foi devido à orientação do meu professor. Ele me ensinou as dicas que vou tentar resumir aqui para vocês. Eu escrevi tudo em um papel, criei um cronograma em um calendário e fixei-o na geladeira. Passei a registrar minha frequência aos treinos e também minhas faltas. Elas foram ficando cada vez mais espaçadas e eu realmente passei a treinar com regularidade.

A primeira dica é: escolha uma atividade que você realmente goste e defina uma meta. Vale caminhar, dançar, correr, malhar na academia, pedalar ou fazer yoga. Depois de escolher a atividade, escreva o motivo para praticá-la.

Por exemplo, sua meta pode ser "quero aprender a dançar vários ritmos". Essa meta precisa ser relevante, ser importante para você. Como descobrir sua relevância? Definindo O POR QUÊ. Talvez seja para fazer novos amigos, parar de fumar ou emagrecer. Escreva. Use uma folha de papel e fixe-a em um local visível para você. Pode ser em um quadro de avisos, na porta do armário, ou da geladeira.

Prêmio em Concurso de Dança

Depois defina um plano: por exemplo, "para isso vou dançar três vezes por semana, por 1 hora". Coloque em um calendário, marque os dias em que você vai frequentar a escola de dança ou vai colocar uma música animada e dançar em casa mesmo. Não precisa mostrar para ninguém, a sua meta é pessoal!

A meta também precisa ser mensurável: você vai progredir, marque esse progresso e mostre os resultados. Frequente alguns locais para exibir suas habilidades. Marque no calendário as datas em que pode sair para dançar. Essas oportunidades vão servir como estímulo, afinal, você precisará evoluir para dançar cada vez melhor.

Próximo passo: estabelecer um tempo para alcançar esse objetivo, por exemplo, a festa de casamento do seu amigo, a próxima estação, ou o seu aniversário. E o mais importante: você deve estar comprometido. Para isso date e assine o papel. Isso mesmo, como fazemos em um cheque ou documento. Comprometa-se!

Quando você perceber, terá criado um hábito, um compromisso com você mesmo, tão importante como resolver problemas. Basta começar! Acredite e boa sorte!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page